quinta-feira, 14 de abril de 2011

Destak Jornal – São Paulo

 

'Guerra do trânsito' mata 370 mil em dez anos
Publicado em 14/04/2011

Maior alta é entre motociclistas; 'se nada mudar, até 2015 teremos um massacre', diz autor do estudo

De 1998 até 2008, os acidentes de trânsito mataram 370 mil brasileiros, segundo dados do Mapa da Violência 2011, divulgados ontem pelo pelo Instituto Sangari.


O número traduz a guerra que toma conta das ruas das cidades do país e que só se intensifica. Nesse período de dez anos, o número de mortes em acidentes com carros, motos, bicicletas e outros cresceu 24%.


Na comparação com conflitos armados ao redor do mundo, os óbitos do trânsito brasileiro se destacam. Na guerra do Iraque, por exemplo, que começou em março de 2003, morreram 109 mil pessoas até o final de 2009, segundo documentos do governo americano obtidos pelo WikiLeaks.


"Faltam legislação adequada, educação no trânsito e fiscalização", disse à BBC Brasil Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisa do Instituto Sangari e autor do estudo. Só assim, explica ele, é possível dar conta da pressão do aumento da frota.

Massacre de motociclistas

No período estudado, as mortes em acidades com motos explodiram: o aumento foi de 754%. As mortes de ciclistas também assustam, com alta de 308%.


No caso das motos, o estudo destaca que o risco de morte cresceu mais do que a frota desse tipo de veículo no país, afetando principalmente a população entre 18 e 24 anos do sexo masculino.


"Se nada for feito, a tendência é de que essas mortes continuem aumentando, em ritmo de 4% ao ano", diz Waiselfisz. O pesquisador alerta para o risco de um "massacre de motociclistas" até 2015.

(Fernando Leal)

 

ESTÁ AÍ MAIS UMA MATÉRIA PARA DEIXAR QUALQUER CIDADÃO CIVILIZADO COM VERGONHA, PELOS NÚMEROS APRESENTADOS E DISFARÇADAMENTE CULPANDO OS MOTOQUEIROS PELAS MORTES DELES MESMOS.

EM 1º LUGAR QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE NÃO SOU MOTOCICLISTA, MOTOQUEIRO OU NADA SEMELHANTE E, NUNCA NA VIDA ME PASSOU PELA CABEÇA EM TER UMA MOTO.

É SABIDO DE MUITOS QUE TOMAM NOTAS DOS FATOS DIÁRIOS QUE, EXISTE SIM UMA GUERRA DECLARADA ENTRE CARROS E MOTOS DESDE QUE AS FROTAS TIVERAM O AUMENTO MONSTRUOSO NOS ÚLTIMOS ANOS. E A CONVERSA É SEMPRE A MESMA; O CULPADO É O MOTOQUEIRO PORQUE ANDA NO CORREDOR, PORQUE É IRRESPONSÁVEL E BLA BLA BLA, BLA BLA BLA.

EM PARTES TENHO QUE CONCORDAR SIM, QUE EXISTEM MUITOS IRRESPONSÁVEIS PORÉM NÃO SÃO ELES OS MOTOQUEIROS OU MOTOCICLISTAS, OS MAIORES CULPADOS.

A ALGUNS ANOS  ATRÁS TRABALHEI COM MICRO-ÔNIBUS E, NUNCA TIVE PROBLEMA COM MOTOQUEIRO PORÉM, COMO ANDAVA POR CIMA LITERALMENTE (JÁ QUE O CARRO É BEM MAIS ALTO), VI MUITO CARRO PEQUENO FECHANDO MOTOQUEIRO, OU POR FALTA DE ATENÇÃO, POR PURA MALDADE OU POR DESCONTROLE DO VEÍCULO (O MOTORISTA SIMPLESMENTE NÃO CONSEGUIA ANDAR NA SUA FAIXA SEM COMER A FAIXA LATERAL OU ZIGUE-ZAGUEANDO POR ELA). ISSO ERA ALGO QUE A MIM TAMBÉM IRRITAVA POIS, QUANTAS VEZES FIQUEI PRESO NA MINHA FAIXA ENQUANTO O CARRO DA FRENTE SE DISTÂNCIAVA, POR QUE O CIDADÃO DO LADO SIMPLESMENTE RESOLVIA QUE 1 FAIXA DE ROLAMENTO SOMENTE ERA POUCO PARA ELE, E ISSO, PORQUE ELE ESTAVA EM UM CARRO BEM MENOR QUE O MEU (ONDE MAIS ACONTECIA ISSO ERA NA RADIAL LESTE E PRÓXIMO AO AEROPORTO DE CONGONHAS).

A VERDADE É QUE, COM O AUMENTO DA FROTA, QUEM NEM PERTO QUER PASSAR DO TRANSPORTE PÚBLICO E NÃO ABRE MÃO DO SEU CARRO, ACHA QUE O ESPAÇO DEVE SER SÓ PARA OS CARROS, NÃO QUER DIVIDIR, ACHA QUE O ESPAÇO É SÓ DELE E DE SEU MUNDINHO (INTERIOR DO VEÍCULO). NA VERDADE, É CADA UM POR SI E DEUS POR NINGUÉM (PORQUE DEUS NÃO É EGOÍSTA NEM EGOCÊNTRICO).

EU POSTEI ANTERIORMENTE EM OUTRO BLOG ONDE A PAUTA ERAM OS CAMINHÕES (OUTRO VILÃO FICTÍCIO), FAZENDO CRÍTICAS AS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELA PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO E, DENTRO DE MEU RACIOCÍCIO TERMINEI DIZENDO O SEGUINTE:

“EU GOSTARIA REALMENTE QUE OS MOTOQUEIROS FIZESSEM EM SÃO PAULO, POR PELO MENOS 1 MÊS, O QUE MANDA A LEI; OCUPAR O ESPAÇO DE 1 VEÍCULO. MAS TAMBÉM GOSTARIA QUE HOUVESSE POLÍCIA SUFICIENTE PARA MULTAR OS VEÍCULOS DE PASSEIO QUE NÃO RESPEITASSEM A DISTÂNCIA DE SEGURANÇA (JÁ QUE AQUI TODO MUNDO AMA ANDAR COLADO NA TRASEIRA). DEPOIS DISSO, QUE TODOS OS CAMINHONEIROS E EMPRESAS DE TRANSPORTE BOICOTASSEM A CIDADE DE SÃO PAULO DE MODO A NÃO REALIZAR NENHUM TIPO DE ENTREGA (JÁ QUE OS CAMINHÕES ATRAPALHAM O TRÂNSITO). E POR ÚLTIMO, AS EMPRESAS DE ÔNIBUS DE TURISMO QUE TAMBÉM FAZIAM O FRETAMENTO (VILÃO QUE FOI CASSADO ATÉ A QUASE PLENA EXTINSÃO) BOICOTANDO O TURISMO, AS FEIRAS, OS EVENTOS QUE MOVIMENTAM MUITAS ÁREAS DA CIDADE.”

AÍ EU QUERIA VER, ESSES MESMOS MOTORISTAS CHORAREM POR TEREM PERDIDO SEUS EMPREGOS PELA FALTA DE TURISTAS OU PELA FALTA DE MERCADORIAS OU MATÉRIA PRIMA DA QUAL SUAS EMPRESAS DEPENDIAM MAS QUE, POR CAUSA DOS BOICOTES, TIVESSEM QUE REDUZIR SEUS CUSTOS CORTANDO FUNCIONÁRIOS OU ATÉ MESMO SAINDO DA CIDADE PELA IMPOSSIBILIDADE DE CONTINUAR TRABALHANDO AQUI.

A GUERRA CITADA NO JORNAL DESTAK EXISTE SIM, E FOI DECLARADA POR QUEM TEM INVEJA DE VER AS MOTOS PASSANDO ENQUANTO ELES FICAM HORAS E HORAS PARADOS EM ALGO QUE ELES MESMOS CRIARAM, O TRÂNSITO.

PARABÉNS A ALEXANDRE AFONSO PELO COMENTÁRIO DEIXADO NA MATÉRIA DO JORNAL. QUANTO AO SR. CARLOS GOMES, BEM, ELE É UM DOS QUE ACHA QUE O ESPAÇO É SÓ PARA OS CARROS.

O QUE EU POSTEI AQUI POUCO TEM HAVER COM O VERDADEIRO SEGUIMENTO DO BLOG. FOI SÓ UMA FORMA DE DESABAFAR POIS, TRABALHAR EM SÃO PAULO COMO MOTORISTA ESTÁ A MUITO TEMPO INSUPORTÁVEL, A PONTO DE DEIXAR MUITO PROFISSIONAL DO TRÂNSITO DOENTE. CONHEÇO COMPANHEIROS DE TRABALHO QUE SOFREM DESDE STRESS (E EU SOU UM) ATÉ SINDROME DO PÂNICO E DEPRESSÃO. E O PIOR É QUE, POUCO OU NENHUM RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO RECEBEMOS.

DIREITOS DA MATÉRIA: DESTAK JORNAL - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário